O RISCO

Desde o seu início que o MEXE se organiza de forma participada tendo para isso desenvolvido, entre outros dispositivos, espaços de fórum abertos a todos os que queiram pensar e fazer em conjunto. Neste contexto, e como habitualmente, teve lugar a discussão coletiva de onde emergiu o tema despoletador para a próxima edição do MEXE – “O risco”.
O último ano tem-se desenhado com particular indefinição e intensidade. Desigualdades e problemas que muitos viviam são hoje agravados perante uma pandemia que abalou a tirania das certezas. O descrédito na vida política, o afastamento do sensível e dos corpos, o poderio reforçado da tecnologia, as urgências climáticas, a desorientação social, o esvaziamento do espaço público e a dificuldade de afirmação das subjetividades disputam os quotidianos dos cidadãos. Num ambiente e espaço que parece, muitas vezes, remeter para um grande impasse, a necessidade de viver o risco e as suas múltiplas facetas impele-nos no sentido da concretização ativa de outros futuros ainda por vir. Que risco, virtual e real, é este que vivemos no aqui e agora? Quais os seus contornos e nuances? O que pode este risco potenciar de construtivo para além da produção do medo, paralisia, bloqueio e controlo? No terreno da criação artística, ação política, discussão democrática e vivência comunitária, o confronto e a diferença são elementos inerentes, tanto quanto o risco.

Hugo Cruz
Diretor Artístico

co.png

O MEXE completa 10 anos na sua próxima edição. Neste percurso consolidou-se como uma plataforma internacional de referência no campo das práticas artísticas comunitárias. A par do último ano, a próxima edição terá, também, uma extensão: em Viseu. Nas cinco edições anteriores o MEXE contou com mais de 1600 participantes de 22 países e mais de 25.000 espectadores em 200 ações que ocuparam 47 espaços distintos da cidade do Porto.

maf.png
site5_2020.png




EIRPAC_Redes_Open Call_Alterção_3.jpg

A 4ª edição do ENCONTRO INTERNACIONAL DE REFLEXÃO SOBRE PRÁTICAS ARTÍSTICAS COMUNITÁRIAS (EIRPAC) terá lugar nos dias 21, 22, 23 e 24 de Setembro de 2021 no Porto, integrado na 6ª edição do MEXE_Encontro Internacional de Arte e Comunidade.

As três edições anteriores do EIRPAC, realizadas em 2015, 2017 e 2019 integrando a programação do MEXE, juntaram mais de 600 participantes (nacionais e internacionais) nas dezenas de ações promovidas, afirmando-se como um espaço incontornável, a nível nacional e internacional, neste campo de produção científica. Com base neste percurso e nas inquietações e interrogações do mundo atual, o desafio do IV EIRPAC centra-se no tema “Práticas Artísticas e Risco no Contemporâneo”.

Considerando a complexidade deste campo de ação e a crescente importância que estas práticas têm vindo a adquirir nas criações artísticas contemporâneas, entendendo-se estas como indissociáveis das manifestações e experiências sociais e culturais das comunidades, torna-se essencial a criação de espaços de reflexão e partilha entre todos os seus intervenientes.

O IV EIRPAC deriva de movimentos sociais que emergem relativamente às transformações políticas que proliferam pelo mundo, à emergência de novos e renovados espaços de participação e criação artística. Em momentos de inquietude, desesperança e isolamento social, de que forma se implicam as práticas artísticas na criação coletiva de realidades e novos futuros? Neste sentido, o foco do IV EIRPAC situa-se na reflexão sobre a nossa condição comum de risco e vulnerabilidade, dimensões éticas, estéticas e políticas dos processos criativos participados.

O IV EIRPAC pretende refletir sobre o risco e a diversidade destas experiências pela produção compartilhada de conhecimento entre as práticas académicas, artísticas e formativas valorizando os saberes locais dos territórios envolvidos nos processos criativos em comum.

Open call e mais detalhes poderão ser consultados em www.eirpac.org

logos_eirpac.jpg
site13_2020.png

Hugo Cruz
direção artística

Patrícia Barbosa
direção executiva

Fernando Almeida
apoio à direção executiva

Beatriz Brás
direção de produção

Maria João Mota
coordenação EIRPAC

Wilma Moutinho
direção técnica

Sara Cunha
assessoria de imprensa

Irina Pereira
design gráfico

Patrícia Poção
fotografia

João Ferreira
vídeo 

Raquel Pinhão
mecenato e parcerias

pes.png

site14_2020.png

encontro.mexe@gmail.com

(+351) 912 007 877

Organização
pele e mexe associacao.png

Cofinanciamento

dgartes.png